quarta-feira, março 14, 2007

Compilação Punk - Ataque Frontal

Texto - Miguel Linhares

Já foi lançado no mercado há 1 ano atrás, mas pretendo agora deixar uma opinião sobre este CD aqui neste espaço. Iniciativa da Impulso Atlântico (associação de jovens terceirenses com intuito de promover e desenvolver a música alternativa) a compilação nacional de punk/hardcore “Ataque Frontal” conseguiu juntar 50 das melhores bandas do género em Portugal, entre elas, as grandes referências Peste & Sida, Mata Ratos, Crise Total, Tara Perdida e Acromaníacos, mas também os novos valores como Easyway, TwentyInchBurrial, For the Glory ou If Lucy Fell. O cliché “Punk´s not Dead” parece ter alguma razão de ser, embora o verdadeiro espírito vivido na década de 70 já não seja o mesmo, nem poderia, os tempos evoluem, as ideologias também!
Aqui, somente, tem-se o cuidado de trazer um pouco de tudo ao público, mostrando novos valores, entremeio de clássicos, letras que já estão decoradas, outras que começam a impor-se. “Ataque Frontal” deverá ser a melhor compilação de punk/hardcore em Portugal, pelo menos a mais bem conseguida, em quase todos os aspectos. Completa, como deve ser uma obra do género, acaba por se tornar numa pequena biblioteca do que de melhor e diferente se faz – e fez – num país que tem muita história neste tipo de bandas, mas que pouco se sabe. Ou não fosse este um género virado para os meios underground e nunca para as massas consumistas e influenciáveis.
Angra do Heroísmo, parece cada vez tornar-se mais na capital açoriana do punk (embora muito generalizado). Aqui neste disco, temos oportunidade de ouvir três bandas terceirenses, cada uma na sua vertente e provando que nas ilhas também se cria e que também se tem ideias.
Dêem uma espreitadela nesta iniciativa, não se vão arrepender. (www.impulsoatlantico.com)

in jornal "A União", 14 de Março, 2007

Sem comentários: