domingo, dezembro 31, 2006

2007 à porta...

A todos os camaradas, amigos, meros visitantes e outras demais criaturas que estejam a ler isto, a todos um ano de 2007 muito melhor e muita sorte. E, de preferência, com muita e boa música.
Rock on!!!

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Mais um ano, mais expectativas.

Texto - Miguel Linhares

Cá estamos novamente à beira de mais um ano. 2006 caracterizou-se a nível musical por vários factores, na sua maioria positivos, tanto a nível internacional, como a nível nacional. Cá pela nossa região e na nossa ilha Terceira, tenho que realçar o aparecimento de algumas bandas muito interessantes e que vieram dar, finalmente, uma lufada de ar fresco à nossa terra. Em primeiro lugar, os Anomally! Já faltava uma banda deste género na ilha Terceira, a fazer lembrar os bons anos noventa e todo o reboliço que se fazia sentir, principalmente em Angra, sempre que havia concertos e quando havia bandas de Trash/Gothic/Death. Foi a melhor revelação terceirense neste ano e, sem medo, afirmo que foi a melhor banda a aparecer nos Açores este ano! Apesar de um 4º lugar no concurso AngraRock – o que é perfeitamente discutível – mostraram nas poucas aparições ao vivo muita garra, técnica, atitude e alguma maturidade. Mesmo sabendo que alguns elementos da banda não tinham nenhuma – ou pouca – experiência de grupos e/ou actuações ao vivo, facilmente se percebe que estão nisto a sério e que não são só mais uns putos a tentar fazer música! Dentro de um género musical muito subjectivo e que não é dirigido ás massas, os Anomally fazem tremer por onde passam e deverão ter um grande 2007 pela frente…
A outra banda que pretendo realçar é os Othello. Este conjunto surgiu em Abril e logo na primeira actuação deixou cimentado um natural respeito por quem os presenciou. Músicos já muito experientes e rodados no nosso meio, tecnicistas – sem que isso seja no entanto uma bandeira do grupo – e acima de tudo com uma música muito sentida. À boa maneira de uns Muse ou 30 Seconds to Mars, os Othello apostam numa vertente mais introspectiva e intimista, sem perderam vigor e, também, rigor. Sem ser também um estilo musical que se possa apelidar de comercial ou virado para o grande público, não deixa de ser, no entanto, muito aceite. O 3º lugar no AngraRock – e melhor banda terceirense no concurso – poderá revelar a qualidade a que este grupo presta vassalagem. O futuro será mais esclarecedor, de modo a que se entenda que caminhos eles pretendem adoptar, mas um 2007 brilhante adivinha-se.
Nos artistas já conhecidos, destaco, sem dúvida, os Strëam! As recentes novidades sobre a banda dos Altares – noticiadas aqui neste jornal – fazem-nos prever um 2007 muito produtivo e que, esperemos, seja o passo definitivo que a banda já vinha a merecer, tanto a nível nacional, como internacional!
A todos um excelente Natal com quem mais gostam e, de preferência, com muita música!!!

in jornal "A União", 21 de Dezembro, 2006

Ivete Sangalo e Alejandro Sanz - Primeiros confirmados no Rock in Rio-Lisboa 2008


A estrela brasileira e o ídolo espanhol são os primeiros artistas confirmados para a edição de 2008 do Rock in Rio-Lisboa. Ivete Sangalo e Alejandro Sanz, que já marcaram presença em edições anteriores do evento na capital portuguesa, vão subir ao Palco Mundo no dia de abertura. O Rock in Rio-Lisboa 2008 volta a Portugal nos dias 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho.
Haverá metal e/ou rock a sério em 2008...?!

terça-feira, dezembro 19, 2006

Para os “rockeiros” - Cabaz de Natal

Este ano a webzine açoriana, “SounD(/)ZonE”, diligenciou meios para que este Natal tenha um sabor especial. Com o apoio de várias entidades e bandas, foi possível constituir um Cabaz de Natal para oferecer aos seus leitores.
Para conseguirem este cabaz só terão que responder ao questionário dando, assim, a vossa opinião quanto ás melhores bandas e eventos de Rock/Metal de 2006. Este Cabaz de Natal será sorteado aleatoriamente somente a quem responder aos tópicos apresentados. As escolhas deverão ser enviadas até 31 de Dezembro de 2006 para nuno_soundzone@yahoo.com.br, deixando também o nome, morada e contacto telefónico. De resto é só esperar que a sorte vos "bata à porta".
A webzine alerta para o facto de não haverem segundos e terceiros lugares pois, apesar do Cabaz ser minimamente recheado, não havia material suficiente para contemplar outros vencedores sem prejudicar o formato cabaz.

Deverão responder ao seguinte questionário:
- 5 melhores discos internacionais
- 5 melhores discos nacionais
- 3 melhores DVD’s musicais do ano
- Melhor banda internacional
- Melhor banda nacional
- Banda revelação internacional
- Banda revelação nacional
- Melhor músico internacional
- Melhor músico nacional
- Concerto do ano em Portugal
- Acontecimento musical do ano
- Acontecimento menos positivo do ano

Cabaz de Natal (conteúdo):
- Kronos – “Kronos”
- Urban Tales – “Demo 2006”
- Misery Signals – “Mirrors”
- Twelve Tribes – “Midwest Pandemic”
- The Awakening – “Razor Burn”
- Comity – “… As Everything Is A Tragedy”
- Psychopathic Terror – “Fucker”
- Stream – “Another Story”
- Anomally – “Demo 2006”
- Sacred Tears – “Whispers Of Loneliness”
- Pitch Black – “Thrash Killing Machine”
- Izumi – “Demo 2003”
- Requiem Laus – “For The Ones Who Died”
- Requiem Laus – “Through Aeons”
- Requiem Laus – “Promo 2006”
- Probation – “Sick Sounds Of Disorder”
- Forgotten Suns – “Snooze”
- Morbid Death – “Unlocked”
- Dust – “Dust”
- Profusions – “Paradigma”
- Zymosis – “Puritanical Live War” [DVD]
- Compilação Listenable Records- Compilação AFM Records
- Compilação Raging Planet
- T-Shirt Moonspell
- Pins Moonspell
- Bolsa CD’s Metallica

Patrocinadores e apoios:
Recital, Ferret Music, Massacre Records, Appease Me, Plastichead, Serpent’s Eye, Firebox, Angra Music Agency, PJ – Prods & Management, No!Records, Radical Records, Listenable Records, AFM Records, Raging Planet, LMM – Licensed Merchandisemania, Kronos, Urban Tales, Sacred Tears, Izumi, Requiem Laus, Profusions.

sábado, dezembro 09, 2006

Parabéns aos Strëam!

Texto - Miguel Linhares

Como alguns devem ter reparado já há três semanas que não tínhamos página de música aqui no jornal “A União”. Deveu-se a alguma falta de tempo, mas também há inexistência de notícias a nível local que merecessem algum destaque. Nas últimas semanas o que realmente mereceu destaque foram as novidades relativamente aos Strëam que nesse entretanto já subiram 10 lugares no top Australiano. Parabéns!
Alias, esta tem sido das coisas mais falados no que concerne a música, principalmente na ilha Terceira e que nos devemos orgulhar sem algum tipo de contenção. Mesmo que a carreira do grupo não vá mais alem – esperemos que vá – já é motivo de orgulho aquilo que o grupo está a conseguir e o quanto longe está a levar o nome da Terceira e dos Açores. Não é normal para um artista dos Açores ver o seu nome além fronteiras, o que também se deve muitas vezes aos estilos de música adoptados. Vejamos o caso dos micaelenses Morbid Death, que deve ser a banda dos Açores mais conhecida fora da região. Obviamente eles nunca iriam conseguir o mesmo sucesso rápido que os Strëam estão a ter, devido ao som praticado, aliás, nem os próprios Strëam se mantivessem a sua postura dos últimos 12 anos talvez o conseguissem. Como se sabe a sonoridade da banda está algo mais comercial, somando deste modo mais aplausos do público em geral e, claro, conseguindo um maior reconhecimento fora de portas, o que também se deve ao excelente trabalho de agenciamento que está por trás do grupo!
Certas opções tem que ser tomadas e eles devem ter optado por esta conscientemente, o que já lhes está a dar alguns frutos e, acredito, darão muitos mais e a curto, médio prazo. Vamos ver até onde conseguem ir os nossos conterrâneos e vamos apoiá-los como merecem. Para já, estão de parabéns e merecem o nosso respeito.

in jornal "A União", 07 Dezembro, 2006

Angra Dance Music

Nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, a Fábrica de Espectáculos – Produção e Realização de Espectáculos, Lda. vai levar a cabo, na cidade de Angra do Heroísmo, o Angra Dance Music Festival, que terá lugar num armazém situado na antiga fábrica da Pronicol, na Grota do Vale. Este evento, contará com a presença de conceituados DJ nacionais e internacionais, sem descurar os artistas locais.
Para o dia 7 está prevista a actuação do DJ local Oliver T, seguido do já conceituado Pete Tha Zouk, artista muito conhecido e acarinhado pela população terceirense. Dia 8, actuarão Brothers on Dish Feat Vocal e, pela primeira vez nos Açores, vindo de Nova Iorque (EUA), That Kid Chris um conceituado DJ e produtor. Para o dia 9, estão igualmente previstos conhecidos nomes da música de dança, como o DJ Sérgio Manuel, da Rádio Nova Era e Miss Sheila, outra artista conhecida no meio terceirense.
O evento terá início pelas 23h00, com música ambiente, estando as actuações dos DJ´s com início previsto para a 01h00 e finalização às 08h00. As actuações serão acompanhadas de espectáculo multimédia, contando com a presença do VJ The Eye, da Moda Lisboa e um espectáculo de artes circenses levado a cabo por dois artistas da Escola de Circo e Artes de Vila Nova de Gaia que também irão dinamizar um workshop durante a tarde dos dias 8 e 9, para aqueles que demonstrem interesse em conhecer ou aprender mais sobre esta arte, podendo demonstrar as suas habilidades à noite, durante os espectáculos. O evento contará ainda com a performance do italiano Bartender Freestyle Serafi Pericoli. Existirá ainda no local um stand de tattoo-piercing!
O evento contará com a cobertura do programa Açores VIP e da Rádio Clube de Angra.
Mais um evento de grande importância para a dinamização da música na ilha Terceira em que a participação de um largo numero de pessoas é esperado.

in jornal "A União", 7 de Dezembro, 2006