terça-feira, julho 19, 2011

8º ANIVERSÁRIO SOUNDZONE - 17 de Setembro, Coliseu Micaelense

Chamam-se TRIGGER MADE SOLUTION e são uma das mais aguardadas propostas do metal pesado açoriano. Formados em 2010, contam nas suas fileiras com elementos muito experientes que marcaram a história da música local com projectos como Hangover/Tolerance 0, Hatin’ Wheeler, Oppressive e Spinal Trip.
 
Invocam influências de Textures, Devildriver, Pantera e Lamb Of God, e farão a sua estreia absoluta (!) no dia 17 de Setembro no Coliseu Micaelense, durante o 8º aniversário da SoundZone.
 
Neste momento encontram-se a concluir a gravação de três temas que serão apresentados no final de Agosto, bem como um videoclip a estrear no próprio festival.
 
O 8º aniversário de uma das mais antigas e activas publicações dedicadas ao Heavy Metal em Portugal, será encabeçado pela grande sensação da nova vaga do thrash metal europeu, vinda directamente de Espanha, os ANGELUS APATRIDA.
 
O evento fica igualmente marcado pela participação das bandas regionais CARNIFICATION, SUMMONED HELL e FAKE SOCIETY e pela segunda edição da exposição digital “Cosmogenia Urbana”.
 
Esta é uma co-produção SoundZone e Coliseu Micaelense, com os apoios do Governo Regional através da Direcção Regional da Juventude, ANIMA, Restaurante O Giro, Oficina da Música, Loud Magazine e Nova Gráfica.
 
Os bilhetes estarão à venda na bilheteira do Coliseu Micaelense a partir do dia 1 de Setembro ao preço único de 5,00 EUR.

III EDIÇÃO DO CONCURSO LABJOVEM

Continuam abertas as inscrições para a III Edição do Concurso LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores.
O Concurso LABJOVEM é um projecto do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, e com organização da Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos.
Do concurso resultará uma selecção de projectos que serão apresentados nos Açores sob o formato de Mostra Regional.
A Mostra LABJOVEM é um programa itinerante e que pretende, de forma continuada, difundir o trabalho dos jovens criadores. De entre os projectos seleccionados em cada área para integrar a Mostra Regional, será também seleccionado pelo júri do concurso LABJOVEM um projecto ao qual será atribuído um prémio.
Podem concorrer jovens até aos 35 anos, à data de 31.12.2011, que cumpram uma das seguintes condições:
a) naturais nos Açores;
b) que vivam nos Açores há pelo menos 2 anos;
c) descendentes de açorianos até à 3ª geração.
Candidaturas até 31 de Outubro de 2011.

Para mais Informações:
www.labjovem.pt

VOLUNTARIADO SW TMN 2011

A Fundação da Juventude procura voluntários para actividades que serão levadas a cabo no Festival Sudoeste TMN, que decorrerá entre os dias 3 e 7 de Agosto.
Os jovens candidatos devem ter idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e nível de escolaridade igual ou superior ao 12º ano, de qualquer área de formação.
Os seleccionados terão direito a seguro, alimentação, local seguro para “montarem a tenda” e certificado. O transporte dos voluntários para o recinto estará a cargo da TMN, que disponibilizará uma camioneta com paragens nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa.
A candidatura pode ser, desde já, formalizada, mediante o envio da ficha de inscrição (em anexo), devidamente preenchida (acompanhada de cópia de B.I/Cartão de Cidadão/N.º Contribuinte e Curriculum Vitae), para o seguinte E-mail: pgraca@fjuventude.pt (Paula Graça).
Para mais Informações:
Paula Graça

segunda-feira, julho 11, 2011

Musicofilia novamente em formato de papel.

Olá a todos.

Passados quase dois anos desde o interregno do Musicofilia, eis que este volta ás páginas do jornal "A União", sendo que na maioria das vezes sairá à quarta-feira, como era habitual.

Esta semana saiu no sábado passado, com a review do AngraRock assinada pelo Miguel de Aguiar, uma crónica sobre as Sanjoaninas 2011, assinada por mim - Miguel Linhares - e uma agenda tão actualizada quanto possível.

A promessa não é que a página saia todas as semanas - até porque não existe matéria suficiente para tal - no entanto tentaremos que seja quinzenal. Um dos objectivos desde regresso é o simples facto de não existir ninguém na Terceira - e nos Açores são cada vez menos - a fazer este tipo de cobertura e de crónica. Isto não dá dinheiro, por isso não interessa a ninguém. Para quem gosta de música tal é inaceitável e os músicos amadores merecem o devido destaque e promoção.

O Musicofilia tentará ser regular e acima de tudo imparcial, exceptuando o caso das crónicas que mais não são do que opiniões de quem as assina. Obviamente que a vida pessoal e profissional nem sempre deixa que nos dediquemos a 100% a isto, mas tentaremos estar em cima do acontecimento!

Enviem a vossa agenda e notícias para musicofilia@portugalmail.com e divulgaremos sempre que possível. Tudo o que aconteça nos Açores - ou fora da região, mas que envolva artistas e/ou projectos açorianos - interessa-nos.

Grande abraço a todos os camaradas que apoiam este projecto!

Miguel Linhares

quarta-feira, julho 06, 2011

Review Angrarock 2011


Texto - Miguel de Aguiar / Foto - Catarina Vieira

Doze anos já se passaram desde a primeira edição daquele que é o mais importante concurso de música moderna nos Açores. Esta 12ª edição contou com a participação de dez bandas, nove da ilha Terceira e uma de S. Miguel.
Justiça da Noite, Kate Millery, The Doit, Zero a Zero e Art Capital foram as 5 bandas presentes na primeira eliminatória que decorreu no passado dia 9 de Junho. Novatos nestas andanças, os Justiça da Noite apresentaram-se com 3 temas em português fazendo lembrar um pouco Xutos e Pontapés, com algumas falhas técnicas a nível de percussão, a banda demonstrou algum nervosismo natural de uma banda que ainda está numa fase embrionária.
Numa vertente bem mais calma seguiu-se Kate Millery fazendo-se acompanhar da sua viola acústica e de uma grande claque de fãs, esta jovem interpretou três temas de sua autoria, a pouca variação de tom da sua voz foi o ponto fraco da sua prestação.
O que acontece quando vários amigos de universidade com gosto pela música se juntam? Formam os The Doit. Com algumas atuações já dadas anteriormente como banda de covers estes participam no concurso com 3 originais de sua autoria em que vão buscar as mais variadas influências de cada membro do grupo desde o Heavy Metal ao Rock mais comercial. Uma prestação da qual destaca-se os temas “Ashtray of Memories” e “Liliith”.
Zero a Zero foram uma das surpresas da noite. Hugo Ferreira e João Ribeiro, dois multi-instrumentalistas apresentaram 3 temas bem distintos a quem esteve presente no Centro Cultural, “Morte ao Romantismo”, “Gastas Palavras” e “Como te Impressionar” variaram não só em estilo musical como nos instrumentos tocados por Hugo Ferreira tendo demonstrado habilidades em instrumentos como bateria, baixo e ainda voz. “Como te Impressionar” foi sem dúvida o tema mais bem conseguido tendo mesmo impressionado os presentes pela originalidade apresentada neste concurso, em tom de paródia o tema foi apresentado e explicada a razão pela qual optaram pelo nome do projeto e ainda a razão por estes terem gravado um video em que os dois aparecem a tocar bateria e teclado acompanhando assim a sua prestação ao vivo do seu tema mais alegre.
Para finalizar a noite da primeira eliminatória estava reservado, sem dúvida, o projeto que mais curiosidade deixava. Art Capital junta membros bem conhecidos do nosso panorama musical, Bruno Moniz na guitarra (Lithium), Freddy Duarte no baixo (Manifesto), João Cardoso na bateria (Resposta Simples) e Marta Inácio na voz (ex-Penumbra) criaram tudo menos aquilo que seria o óbvio. Rock Alternativo fazendo lembrar bandas como The Gathering ou até mesmo os nacionais Cinemuerte foi o que este projeto apresentou a quem esperava algo um pouco diferente. Músicas melancólicas em que o baixo teve preponderância, com riffs de guitarra simples e uma bateria com laivos progressivos serviram de base para a voz melodiosa de Marta Inácio acompanhada ocasionalmente pela voz de Bruno Moniz em” Black Cats” e “Flatline”.
Para a segunda eliminatória estavam guardadas as bandas de peso como Eyes For The Blind, Nomdella e Beyond Confrontation ficando ainda para ouvir a banda vinda da ilha vizinha S. Miguel os Crossfaith e o já habitual Joel Moura.
O Groove balanceado dos novatos Eyes For The Blind não passou indiferente a quem esteve presente na segunda eliminatória e foi com temas como “Beneath a Bleeding Sky” e “Buried by God” que o quinteto marcou a sua prestação.
Quem tem acompanhado o Angra Rock desde a sua primeira edição sabe que Joel Moura é um nome incontornável, quer se goste ou não, e é uma presença assídua deste concurso e desta feita veio acompanhado de João Lemos na viola acústica. Um início instrumental que praticamente passou despercebido do público presente seguindo-se de imediato para “Zamfir” e “Indiscutivelmente” dois temas que mantém o espírito intervencionista de Joel Moura.
Numa vertente bem mais pesada apresentaram-se os Nomdella com três novos temas em que mostraram novas influências, a bateria progressiva e riffs de guitarra a lembrar os mestres do Death Metal progressivo Opeth são as mais notórias alterações no som desta banda que já conta com alguns anos de experiência tendo já inclusivé arrecadado o segundo lugar neste mesmo concurso no ano de 2008. Temas longos, incluindo um instrumental com cerca de 9 minutos, foram o ponto fraco da sua prestação para um concurso.
Após a actuação dos Nomdella subiram ao palco os micaelenses Crossfaith, banda com 7 anos de existência e um álbum na sua bagagem os Crossfaith deslocaram-se à cidade património mundial com vontade de arrecadar o primeiro lugar e trouxeram 3 fortes trunfos na manga. “Travel Stop” foi o primeiro mostrado ao júri, um tema catchy com um refrão orelhudo capaz de fazer sucesso nas rádios, de seguida “So Far Yet So Close” foi o tema com que os micaelenses embalaram o Centro Cultural e para finalizar estava “Grave Diggers” dedicado ao clube de motards de S. Miguel, uma malha com cheiro a anos 60.
Para finalizar a noite da segunda eliminatória estavam reservados os Beyond Confrontation, antigos System Failure mantiveram o mesmo estilo musical alterando apenas o guitarrista contando a banda com Victor Alves acompanhando Artur Reis. As letras apresentadas no projetor fizeram o público presente abstrair-se um pouco da atuação da banda no entanto foi possivel ver que Artur Reis continua a dominar o seu instrumento chegando até mesmo a brincar com ele no tema “Veritas vos liberabit”. A actuação do quinteto ficou marcada ainda pelo esforço extra por parte do seu baterista João Direitinho manifestamente lesionado.
Após a actuação das bandas da segunda eliminatória o júri constituido por Pedro Madaleno (músico e professor), Tiago Alves (músico) e Paulo Sousa Ávila (músico e artista plástico) reuniu para decidir as cinco finalistas. Crossfaith, Beyond Confrontation, Nomdella, Art Capital e Eyes For The Blind foram por decisão do júri os cinco projetos que mais se destacaram. Atuando pela ordem que foram apresentados, os finalistas estiveram todos ao nível das eliminatórias. O à vontade em palco por parte de bandas como Crossfaith foi o contraste do nervosismo apresentado por bandas menos experientes como os Eyes For The Blind, a adesão do público durante a atuação dos Nomdella que incentivaram aos presentes para se juntarem ao palco para um Headbanging contrastou com a reação um pouco amena em relação a projetos diferentes como Art Capital.
No geral as suas atuações foram ao mesmo nível das duas eliminatórias que serviram para escolher os cinco finalistas tornando esta uma final bem disputada. Após a grande final houve tempo para recordar os vencedores da edição de 2010 do concurso Angra Rock, os Goma. Cerca de 30 minutos foi o tempo que o júri levou para tomar a grande decisão de quem seria este ano o vencedor desta 12ª edição do concurso e no 3º lugar ficaram os Nomdella, no 2º os micaelenses Crossfaith e os grandes vencedores do concurso Angra Rock de 2011 foram os estreantes Eyes For The Blind.
Para além do prémio em valor monetário de 500, 1000 e 1500€ respectivamente, para cada vencedor está guardada a presença no festival Angra Rock que após um ano de interregno está de volta ao cartaz cultural de Angra do Heroísmo, este ano com os portuenses GNR como principal atração juntando-se assim a nomes como Punkada!, Poeta Urbano e Silver Star entre outras outras duas bandas ainda por anunciar.
Esta trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Culturangra, com produção da Azor Waves.