segunda-feira, abril 14, 2008

Açores Música

Texto - Miguel Linhares

E assim se passou mais uma edição dos Prémios Açores Música. Os nomes vieram à rua, as pessoas votaram nos seus preferidos (alguns votaram muitas vezes, diga-se…) e um júri decidiu, tendo em conta os votos do público, quem vencia em cada categoria.
Fui convidado este ano a fazer parte do júri, algo que aceitei, embora tivesse ficado reticente inicialmente. Entrei nas votações ao lado de Paulo Simões (Director do Açoriano Orientar e Rádio TSF-Açores), Ricardo Cabral (Técnico de Som Profissional), Jorge Medeiros (Administrador do Musicatotal.net) e Nelson Neto (músico).
Confesso que quando me foi feito o convite a minha hesitação deveu-se ao facto de achar que este evento é importante para os músicos açorianos, mas também por achar – e esse ser um dos factos da minha hesitação - que merece ser feito de outra forma. Acima de tudo, merece ser descentralizado, algo que este ano já aconteceu timidamente. Os Açores são 9 ilhas e todas merecem destaque, assim haja quem trabalhe para isso. Também por ser terceirense e por ser um “outsider” entre o júri – que vive todo em S. Miguel e/ou é natural de lá, achei que poderia contribuir de alguma forma para que realmente algo acontecesse nesse aspecto e motivasse essa descentralização. Existiam nomes da Terceira, S. Jorge e Stª Maria entre os nomeados e alguns ganharam mesmo nas suas categorias!
Mas mais deve ser feito e, por exemplo, alguns nomes já mereciam um reconhecimento público, sendo esta uma óptima oportunidade. Não tirando o mérito aos nomeados deste ano, só aqui na Terceira vem-me à memória dois ou três nomes que são de grande qualidade e nem foram mencionados e não foi pelo facto de que em 2007 não tenham feito algo pela música! Outros, finalmente, tiveram esse reconhecimento. Paulo Fonseca é um excelente exemplo, sendo um dos músicos mais predominantes e versáteis nos Açores, no seu instrumento, a bateria, algo que todos os terceirenses já sabem há muitos, muitos anos, mas que agora parece despertar para o resto da região. E, na minha opinião, 2007 nem foi dos melhores anos do músico…
Outra congratulação que pretendo deixar no que me resta de espaço, é a do Prémio Carreira atribuído a Susana Coelho, a voz que qualquer açoriano conhece e reconhece de valor e com orgulho.Mais ilhas existem e mais artistas existem, muitos sem a “cobertura” mediática dos demais, mas que lá estão e trabalham. Vamos ter também esses em atenção…

in Jornal "A União", 11 de Abril, 2008
"A Noite", RDP-Açores, 16 de Abril, 2008

Sem comentários: