quinta-feira, maio 18, 2006

Musicofilia - 3 anos no jornal “A União”

Texto e Fotos - Miguel Linhares

Foi no passado dia 7 de Maio que saiu a primeira página de música, da minha autoria, neste jornal. Muito antes disso, apercebi-me pelo gosto que a escrita me dava, mas nunca a desenvolvi verdadeiramente e só em momentos pontuais a utilizei publicamente, embora noutro jornal desta cidade.
Aos 15 anos fui para o 10º ano e cometi uma das grandes asneiras da minha vida, inscrevi-me no agrupamento 2 – artes, quando na realidade nem tinha jeito para tais actividades. Aconteceu comigo, mas acontece com muitos jovens quando chegam ao 10º ano, pois é um facto que os mesmos aos 15/16 anos, na sua maioria, não sabem ou não pensam muito bem no que realmente querem seguir profissionalmente e do que verdadeiramente gostam. De qualquer maneira e, voltando ao ponto de partida deste trabalho que aqui faço, tudo deveu-se á Dr.ª Sandra Bessa, na altura a trabalhar neste jornal, que ao saber do meu gosto pela música, achou que seria uma boa ideia eu realizar uma página semanal sobre o assunto, dando especial relevância ao que era local e regional. Já isto tinha sido feito, tanto aqui, como no outro jornal local, mas com contornos diferentes e maneiras diferentes de abranger o assunto… cada cabeça, sua sentença! No entanto aceitei este desafio e passei a prestar ainda mais atenção ao que se passava na ilha e nos Açores, não só na área do Rock e todos os seus “derivados”, mas também na área electrónica – que muitas páginas já encheu neste jornal – ao Jazz e ao Pop. Aqui neste espaço, deu-se voz a artistas, lugares, eventos e publicitou-se tudo o que era relacionado com a matéria, com o máximo rigor possível! Recebi – e recebo – criticas sobre o meu trabalho, na maior parte construtivas e nem todas positivas. São todas bem-vindas! Só tenho alguma tendência para ignorar as que são depreciativas, ou simplesmente fruto de uma visão limitada sobre a música, por falta de experiência, tendenciosidade ou mero defeito de raciocínio. Mas aqui apraz-me dizer que foram muito poucas. Insignificantes.
Durante estes três anos aprendi muito e cimentei não só o gosto de escrever sobre música, mas, simplesmente, de escrever. Acabei por entrar no curso de comunicação social e cultura, na Universidade dos Açores e também trabalho num dos jornais diários micaelenses, o que me vai dando uma visão completamente diferente do que escrevo, mas também do que leio. Se antes já o era, agora tenho a certeza que sou o meu maior crítico! Mas continua aquele gosto especial de escrever aqui, sabendo que existe um número considerável de pessoas que acompanham o “Musicofilia”, facto que agradeço e reconheço humildemente. Para além disso, continuo a ter um enorme respeito por este jornal e por algumas pessoas que aqui trabalham, ou já trabalharam. E enquanto me deixarem, continuarei a marcar presença, quase sempre ás quartas-feiras, sempre sob o título “Musicofilia” e com o mesmo empenho de sempre.
Embora nesta ultima semana tenha acontecido algumas coisas a nível local, decidi não falar sobre nenhuma delas, até porque algumas foram largamente noticiadas nos meios de comunicação, como o AngraRock, por exemplo, pelo que a partir da semana que vem falamos sobre isso. Deixo somente algumas das melhores e mais marcantes fotos que fizeram durante estes três anos as páginas do “Musicofilia”. Espero que gostem, algumas trazem boas memórias…

in jornal "A União" de 10 Maio de 2006

(somente duas entre as várias que sairam no jornal...)

Rui Veloso - 2004 @ Centro Cultural de Angra
Direitos reservados


Metallica - 2004 @ Rock in Rio-Lisboa
Direitos reservados

Sem comentários: