sábado, setembro 23, 2006

Comunicado.

Esclarecimento público perante a comissão de festas do Imaculado Coração de Maria – Biscoitos, envolvendo o Festival Abismo 2006 e o grupo “Overload”.

O festival Abismo realizou-se nos passados dias 15, 16 e 17 de Setembro no parque de campismo dos Biscoitos, evento da responsabilidade da 9xRock=Açores e da Celeiro Produções e com os apoios da Câmara Municipal da Praia da Vitoria e da Junta de Freguesia dos Biscoitos, para além de outras entidades. Como este festival coincidia com as festas do Imaculado Coração de Maria e depois de algumas conversas com a comissão destas festas, foi estabelecido um acordo verbal de cooperação mútuo entre as duas festividades. Entre os vários pontos de colaboração, ficou estipulado que a organização da noite do domingo, dia 17, nas festas dos Biscoitos, ficaria a cargo da organização do festival.
Sendo assim, a partir das 21:15 haveria capoeira, ás 21:30 jogo do pau e ás 22:30 a actuação do conjunto Overload, conjunto este que já tinha actuado no festival. Convêm referenciar que por variadas razões, desde motivos pessoais dos artistas, problemas técnicos da responsabilidade da organização e condições climatéricas, muitas das actividades que se iriam realizar no palco secundário do festival Abismo foram canceladas. Para além desta ser uma primeira edição e muitos pontos terem que ser melhorados, existem factores impossíveis de contornar. No caso desta noite organizada por nós, festival Abismo, no palco das festas dos Biscoitos, falhou a actuação do conjunto Overload.
Embora indirectamente a responsabilidade tenha que nos ser imposta, a não comparência deste conjunto musical ultrapassou-nos por completo, pois tudo foi acordado antecipadamente. Inicialmente mostraram-se reticentes em participar, mas acabaram por aceitar, pelo que foi a banda por nós proposta á comissão de festas dos Biscoitos. Simplesmente não apareceram no dia do concerto e nem se dignaram a comunicar a sua desistência. Muitos esforços foram feitos para entrar em contacto com o grupo Overload durante aquela noite e mesmo durante a tarde do dia seguinte, para tentar perceber o porquê desta atitude muito infantil e pouco ética. Nada conseguimos! Apesar de não termos nenhuma responsabilidade sobre este conjunto, como foi algo por nós proposto, apresentamos o nosso pedido de desculpa público à comissão de festas do Imaculado Coração de Maria, lamentando o sucedido que, da melhor maneira possível, tentámos solucionar com a presença de três animadores que abandonaram o recinto do festival para irem “tapar o buraco”.
De nossa parte, condenamos veemente a posição tomada pelo conjunto Overload, que mesmo que tivesse razões fortes e consistentes para não actuarem naquele palco, deveriam ter comunicado antecipadamente que não iriam comparecer. É o mínimo que se pede, tendo em conta a boa educação e o bom senso. Passados três dias do sucedido, ainda não obtivemos nenhuma resposta por parte do conjunto, o que demonstra falta de carácter, responsabilidade e alguma infantilidade, talvez resultante da idade e inexperiência. Só podemos afirmar que o concerto que proporcionaram na noite do dia 16 no recinto do festival, no computo geral, foi muito bom, chamou muita gente ao palco, arrancou aplausos e demonstrou que continuando a trabalhar, poderão ser um grupo de rock a ter em conta. Neste capítulo estão de parabéns, mas avaliando a postura pessoal e humana, deixaram a desejar por esta atitude reprovável e pela lamentável falta de humildade.
Que isto sirva de exemplo a quem no futuro quiser trabalhar com o conjunto Overload. Da nossa parte e mais uma vez, as nossas desculpas á comissão de festas do Imaculado Coração de Maria e a todos os que lá estavam à espera deste concerto.

A organização do Festival Abismo 2006

1 comentário:

Anónimo disse...

Como diz o ditado: "Quem se mete com rapazes acorda molhado de noite"...