sexta-feira, março 02, 2007

Homenagem a "Os Sombras"

Aconselho a lerem tudo... Aprendemos é com os mais experientes!

A INAUGURAR EM MAIO PRÓXIMO -
“Riviera Café” na Praia da Vitória para homenagear “Os Sombras”

Fonte - www.auniao.com / Texto - Pedro Ferreira

“Riviera Café” é a designação escolhida para o primeiro café/restaurante temático que vai abrir na ilha Terceira, o mais tardar, até ao próximo mês de Junho. No centro histórico da cidade da Praia da Vitória, o investimento do Grupo JAC (José Almerindo Costa), pretende homenagear dois símbolos praienses: a praia da Riviera e o grupo musical de sucesso das décadas de 60 e 70 – “Os Sombras”.
Vai abrir até Maio (ou Junho, o mais tardar) o primeiro café/restaurante temático da Ilha Terceira, dedicado a dois símbolos da cidade e do concelho da Praia da Vitória: a praia da Riviera e o agrupamento musical “Os Sombras”. Numas instalações adjacentes às que actualmente servem de sede à “Casa Vitória” (primeira das empresas criadas no âmbito do grupo JAC – José Almerindo Costa), ou seja, em plena Rua de Jesus, o “Riviera Café” como já se instituiu chamar (mas que vai ser restaurante), visa fazer recordar aos cidadãos das gerações de 40/50 anos de idade os tempos idos e ensinar aos mais jovens o papel dos americanos da Base das Lajes em décadas do século passado (ainda do regime salazarista em Portugal) e a história de um dos agrupamentos musicais praienses de maior nome e sucesso artístico.
No final do ano passado (em Novembro), o projecto de edificação desta pioneira iniciativa na cidade natal de Vitorino Nemésio e nas ilhas açorianas seguiu do gabinete do empreendedor para as instâncias camarárias que estudam, analisam e autorizam a construção e abertura deste tipo de infraestruturas. O projecto é da autoria de João Monjardino. José Almerindo Costa, o empresário terceirense que vai desembolsar cerca de 300 mil euros para abrir este novo restaurante na Praia da Vitória, afirmou ao suplemento “Negócios” que a ideia surgiu nas últimas festas concelhias da Praia da Vitória.“Já estava há, pelos menos, dois anos a ponderar o que fazer naquelas instalações, quando nas festas da Praia do ano passado, mais concretamente, no dia em que actuaram “Os Sombras” (no tributo que lhes foi prestado pela comissão das festividades), os irmãos Costa da Foto Íris, o Fausto e o João, lançaram a ideia de se abrir um espaço de homenagem ao grupo”. Ora, a ideia parece que caiu bem junto deste empresário de renome na ilha Terceira, pelo que, depois de uma intensa meditação e estudo de mercado se decidiu avançar para o projecto de abertura de uma espécie de “Hard Rock Café”.

“Completamente diferente”

Em traços gerais, nas antigas instalações da “Casa Vitória” (edifício que faz esquina entre a Rua de Jesus e a Praça Francisco Ornelas da Câmara), o espaço de dois andares vai servir para “nascer algo completamente novo nos Açores”, assegura o empresário. O gerente do Grupo JAC afiança que o recinto “vai seguir o estilo gastronomia com música, um conceito que já se vê muito em Nova Iorque (EUA) ou no Rio de Janeiro (Brasil)… vai ser muito semelhante ao Hard Rock Café, em Lisboa”. Assim sendo, mediante 300 mil euros de investimento e a criação de duas dezenas de novos postos de trabalho, José Almerindo Costa frisa que o espaço vai ter duas salas (uma, num piso superior, com capacidade para 150 pessoas e outra, num piso inferior, com capacidade para cerca de 60 pessoas) completamente decoradas com a história d’ “Os Sombras”, desde fotografias, instrumentos musicais, quadros, entre outros aspectos.
O empresário, levantando um pouco do véu, diz à nossa reportagem que “para além de muitas fotografias, daquelas décadas, que nos têm enviado, já temos, também, a viola-baixo com que o KiKo tocou durante vários anos e espectáculos”. Desde pessoas amigas “a gente que não conheço, têm-nos enviado um pouco de tudo”.

“Outro tipo de oferta”

Para além dos restaurantes “O Pescador” e “A Caravela”, assim como o “Holy Mugs”, o empresário terceirense assegura que o “Riviera Café” surge porque “sentimos a necessidade de apresentar outro tipo de oferta”. Sintetizadamente, neste novel espaço praiense “os pais vão poder ir com os filhos jantar, ao som de música de outros tempos”. “Os Sombras” serão, de facto, os cabeças de cartaz do edifício, onde se pretenderá, igualmente, lembrar as duas primeiras e únicas edições do “Festival Musical Açores”, que, logo após o 25 de Abril de 1974, revolucionou a sociedade terceirense, nos areais da Riviera. Para quem está lembrado do que foram estes certames, o “Riviera Café”, do Grupo JAC, será um espaço de agradável convívio, até porque para além das músicas nas colunas, os próprios empregados poderão cantar com os clientes, entre outras novidades que estão a ser ultimadas.
O restaurante em si tem por objecto o trazer para a ilha Terceira um estilo que está em crescendo um pouco por todo o mundo desenvolvido, sendo, por isso, um espaço onde, para além do junk-food haverá também as variedades do fast-food. Tudo isto porque “recodar é viver” - já dizia o poeta. Para já, o empresário praiense quer recordar a viver, os tempos em que na ilha Terceira já se bebia coca-cola e enchiam de ketchup as batatas fritas, quando no resto do país tais produtos eram proibidos pelo regime ditatorial (mas os terceirenses contavam com os norte-americanos já estacionados nas Lajes).
“Riviera Café”, em breve, com “Os Sombras” perto de si.

Sem comentários: