quarta-feira, junho 06, 2007

Mais um concurso.

Texto - Miguel Linhares

Pelo segundo ano consecutivo não vou presenciar o concurso AngraRock. No ano passado, pelo que percebi, houve uma diferença enorme na qualidade dos concorrentes, facto que aliás tem vindo a ser visível. Acompanho este evento desde a sua primeira edição, em 2000, e realmente alguma coisa anda a falhar. Já era habitual haver “bandas na hora” que mais não serviam para tentar sacar uns euros – e algumas conseguiram – daquelas que depois nunca mais se ouve falar, mas agora acho que para além de continuar a havê-las, é em menor qualidade e maior quantidade. Já não se fazem bandas por gosto, ou o simples facto de haver o AngraRock faz com que a partir de Março ou Abril a malta se junte nas garagens a pensar nos 15 minutos de fama?!
Apesar de muitos dos músicos andarem fora da ilha nesta altura e muitos outros não poderem levar os seus projectos a concurso neste momento por motivos pessoais e de força maior, julgo que:
- outras bandas poderiam concorrer. S. Miguel – por pouco – não trazia mais bandas ao concurso que nós. Onde andam os músicos?
- algumas dessas bandas que concorrem, pelo menos que tenham a decência de levarem o projecto avante, depois do dia 9 de Junho e independentemente do lugar que obtenham na classificação.
E já agora que falei nas bandas de S. Miguel, normalmente as que vem, vem bem preparadas e tem alguma qualidade. Até agora – desde a presença dos Dark Emotions da 1ª edição – que todas as bandas de S. Miguel mostram qualidade e trabalho de casa. Enquanto por cá andam alguns a brincar aos concursos quase todos os anos com projectos diferentes. Depois, no fim, não reclamem que as bandas de lá é que andam a ganhar o AngraRock. O concurso é regional, aberto a todas as ilhas e eles não pagam passagens, estadias e sabe-se lá mais o quê para virem brincar à apanha. E a desculpa do júri – ser mais ou menos justo - não é válida!
Trabalhem e mostrem qualidade, senão já estou a ver mais um ou dois prémios a irem para Ponta Delgada.
Quem vos avisa…
Boa sorte a todos e que ganhe o melhor!

in jornal "A União", 06 de Junho, 2007

Sem comentários: