quinta-feira, junho 21, 2007

Melissa Cross na Terceira?!

Texto - Miguel Linhares

Como alguns já devem saber – e se não sabem leiam o artigo ao lado – Melissa Cross vais estar pela primeira vez em Portugal e logo nos Açores. Para quem está minimamente dentro da música sabe quem é esta senhora. Embora de formação clássica, ela achou que tudo o que aprendia não serviria de nada para ser cantora de rock, aquilo que queria para a sua vida. Com os ensinamentos que obteve nas reconhecidas escolas de música e artes, conseguiu criar um plano de trabalho para quem quer cantar rock e metal, para quem quer gritar, berrar ou arranhar a sua voz, sem a estragar. Numa viola quando arrebenta uma corda, substitui-se facilmente por uma nova, numa bateria uma pele também se muda com relativa facilidade, no instrumento voz, não é assim tão fácil…
Já tinha ouvido falar nesta senhora há uns largos anos, pois – se não me falha a memória – ela já deu aulas de canto a Ozzy Osbourne e também Steve Tyler (Aerosmith). Há coisa de um ano vi-a no Late Night com o Conan O´Brien e daí para cá ouvi falar muito mais sobre a personagem e sobre o seu profissionalismo. Actualmente, pessoas como Randy Blythe (Lamb of God), Ângela Gossow (Arch Enemy) ou Corey Taylor (Slipknot) fazem parte da extensa lista de alunos que trabalham com ela para melhorar a capacidade de cantar sem danificar as cordas vocais e para controlar um dos maiores problemas dos vocalistas: a respiração! Depois de ver o DVD da senhora, “The zen of screaming”, percebi que para além de ser uma excelente profissional pode ser muito útil a qualquer músico – mesmo os que não são vocalistas – para compreenderem melhor a arte da música. Além de tudo isto, a senhora é muito simpática.
Em Ponta Delgada está assegurada a sua presença no mesmo fim-de-semana do Festival Alta-Tensão (21 e 22 de Julho), mas devo informar que se está a ponderar a hipótese de a trazer à ilha Terceira, provavelmente no fim-de-semana seguinte. Para isso é importantíssimo que se manifestem para podermos perceber que impacto e aceitação teria a presença desta senhora cá, para a realização de um seminário. Devem ter em conta que um seminário desta importância tem uma valor para a inscrição (em Ponta Delgada será de 29.90 Euros). Dêem a vossa opinião nos próximos dias para este mail para que possamos ver a viabilidade desta iniciativa: MUSICOFILIA@PORTUGALMAIL.COM .

in jornal "A União", 20 de Junho, 2007

2 comentários:

Natal Machado disse...

Isso seria fantástico!

Anónimo disse...

Boas, apesar de não ser a minha forma de cantar, acho que seria uma opurtunidade unica de aprender várias técnicas.

Num vou mandar um mail, mas este comentário, serve como issu :D

Tragam Marta Cross à Terceira :P