sábado, janeiro 15, 2005

Puritanismo!!

Pareçe mentira mas é verdade. Como todos sabem a Wolf anda a publicitar os seus eventos para o dia de amigos, que entretanto já aconteceu, e para o dia de amigas, obviamente com strips, shows eroticos e semelhantes. E toda a gente viu os cartazes espalhados por aí e mais concretamente no jornal Diário Insular, tendo como principal atenção nos cartazes um trazeiro de uma mulher, despido, e se não me engano duas mulheres a beijarem-se...
Como se percebe, essa publicidade não saiu no jornal A União, por razões óbvias, pertence á Diocese e claro que este tipo de mensagens é reprovável aos olhos dos senhores representantes de Cristo. Isto eu entendo, a Igreja tende a reprovar tudo aquilo que não é "cor de rosa" e não aceita a realidade e a actualidade, não é novidade, até um preservativo é uma obra do diabo... O Diário Insular, que como se sabe é um jornal muito mais popular e imparcial nestes aspectos, não se contém em mostrar e ajudar a transmitir eventos do género e imagens mais constrangedoras para a maioria e isso é uma opcção que cada um a toma conscientemente. Quem lê e vê coisas destas, se se acha ofendido ou ferido por tais conteúdos, deve ignorar e não ajudar a transmiti-las, pelo menos assim devia ser! O que nunca poderá fazer é optar pela censura pública, que foi o que aconteceu neste caso em concreto, devido a um grupo de pessoas, devotas cidadãs cheias de fé, presumo, que de um modo que não sei se verbal ou escrito, "exigiu" ao dito jornal para não publicitar mais os tais cartazes, por mil e uma razões que já todos estamos a ver. Ora, isto a meu ver é censura, porque tal como a pessoa que me contou este episódio (pessoa esta que nem é minha conhecida e por acaso também nem aprova no seu todo o conteudo em causa) me disse, a liberdade assenta em divergências e em saber aceitá-las e numa democracia é bom que existam dois extremos, mas que estes se respeitem e saibam conviver! Neste caso, apesar de serem conteudos possiveis de ferir susceptibilidades, o outro extremo não soube conviver e aceitar, e não só repugnando, mas também pedindo a sua censura imediata. Isto, se ainda me lembro de tudo o que já li até hoje, acontecia muito durante o periodo fascista, em que a censura era a melhor maneira de calar o oposto ou desfavorável e este periodo já acabou á muito, se bem que não em certas mentes puritanas e retrógadas.
Ainda continuamos a viver num atraso de vida gritante, sem que mostras de melhores sejam perceptiveis... Gostava muito de conhecer estas pessoas e ter dois dedos de conversa com elas... Tirem as vossas conclusões e se quizerem os vossos comentários serão muito bem vindos e importantes para discutir esta situação, como sempre aliás!

Sem comentários: