sábado, março 11, 2006

Assim é a nossa gente...

Texto - Miguel Linhares

No site do jornal Açoriano Oriental, noticia do dia 10 de Março pode ler-se o seguinte:

"Uma campanha de sensibilização ambiental na vila piscatória de Rabo de Peixe, que arranca hoje, vai permitir a troca de caixas de transporte de pescado abandonadas por uma embalagem de um litro de leite. A iniciativa enquadra-se nas actividades do projecto "Velhos Guetos, Novas Centralidades", que conta com fundos do Instrumento Financeiro do Espaço Económico Europeu e que prevê investimentos de 23 milhões de euros na vila da ilha de São Miguel nos próximos anos.
A gestora do projecto, Piedade Lalanda, justificou a necessidade da campanha com a existência na vila de uma série de caixas de transporte de pescado abandonadas.
Quem entregar uma caixa de transporte de pescado recebe em troca uma embalagem de litro de leite explicou Piedade Lalanda, adiantando que existem cerca de mil litros para o efeito.
A responsável sublinhou que as escolas da vila já "abraçaram" a campanha, uma vez que os alunos vão colaborar todas as sextas-feiras na entrega das caixas, revertendo para os estabelecimentos de ensino as embalagens de leite.
A campanha vai decorrer até final de Março e Piedade Lalanda lembra, ainda, que de segunda a quinta-feira, qualquer pessoa pode participar nesta iniciativa.".

No mesmo jornal, mas no dia 11 e em edição impressa, vem um artigo com o titulo "Campanha de recolha polémica em Rabo de Peixe", e no terceiro parágrafo tem duas frases que resumem a razão da polémica, mas também a cabecinha da nossa gente...

" Uma troca que os habitantes da vila encaram mal, por considerarem tratar-se de uma "esmola". Trocar caixas por pacotes de leite é "falar mal de Rabo de Peixe, as crianças não estão a morrer á fome aqui", diz José Elísio. Outro popular, um jovem, admitiu mesmo que se a troca fosse por álcool era ele que se deslocava á rocha para ir buscar as caixas...".

Sem comentários...

Sem comentários: