segunda-feira, março 31, 2008

Açores Música 2007

Texto - Miguel Linhares

Este ano, pela segunda vez, realiza-se o Açores Música, um evento que pretende premiar e distinguir os melhores – em cada área musical – do ano transacto. Apesar de ter sido um crítico do modelo adoptado na edição 2006, deve-se notar que este ano já se notam mudanças e para melhor.
Como o evento é organizado em S. Miguel e o evento decorre no Coliseu Micaelense, não é difícil de prever que a maioria dos nomeados, músicos distinguidos e até mesmo dos votantes sejam da maior ilha. Até porque representam metade da população regional. No entanto, temos que ter em conta que em todas as outras ilhas existem músicos com qualidade e que merecem serem distinguidos de igual modo, mas se calhar não tem tanto mediatismo. Por um lado acho um pouco exagerado o facto de se querer fazer um evento desta natureza numa região tão pequena e em que o meio cultural e, mais concretamente, musical é muito limitado. Vejamos, por exemplo, quantos artistas açorianos tem um trabalho profissional editado! Quantos concertos por ano, em média, dão os artistas?
Por outro lado, verdade seja dita, já era tempo de expor esses mesmos artistas ao meio local, ás outras ilhas e distingui-los publicamente. Embora a maioria dos artistas se encontrem na ilha Terceira e S. Miguel, muitos existem nas outras ilhas e alguns, pelo menos eu confesso, não conhecemos. Pelo que se pode reparar nos nomeados deste ano, a maioria continua a ser da maior ilha, mas já se encontram nomes importantes do panorama regional de outras ilhas, com destaque para a Terceira. Kit, Artur Rocha, Paulo Fonseca, Anomally, Strëam e Maninho e Tony Silveira, que embora sejam de S. Miguel e Pico, respectivamente, pertencem a uma banda que tem metade dos seus elementos terceirenses, os Ynot Band.Embora ache que tudo isto deva ser mais generalizado e, por exemplo, este evento venha a decorrer em salas de outras ilhas, por agora a evolução está a ser positiva e resta-nos aguardar pelos resultados que serão divulgados no dia 4 de Abril. Que ganhe os melhores…

in jornal "A União", 26 de Março, 2008
"A Noite", RDP-Açores, 2 de Abril, 2008

Sem comentários: