segunda-feira, março 24, 2008

Moonspell voltam aos Açores.

Texto - Miguel Linhares

Devo confessar que fiquei um pouco surpreendido quando soube que os Moonspell iam actuar na Semana Académica em Ponta Delgada, com uma banda local a abrir, no caso, os Crossfaith. Não porque seja algo de anormal ver os Moonspell nos Açores, já cá estiveram, inclusive na ilha Terceira, mas porque a Associação de Estudantes apostou numa banda de metal. Não é muito normal, admitamos. Apesar de em S. Miguel esta ser uma sonoridade com muitos mais seguidores que aqui na Terceira, não deixa de ser estranho, pois, como se sabe, neste tipo de festas reina a música electrónica, muitas vezes pimba e, claro, um ou dois nomes sonantes da pop, dependendo do orçamento.
Desde já dou os meus parabéns à organização, pois de certeza que valerá a pena. Embora tenha alguma pena que não venham à Terceira, assumo que na maior ilha dos Açores a projecção e o espectáculo será mais “violento”.
Nos últimos dois anos presenciei a Semana Académica em Ponta Delgada e até devo dizer que presenciei bons espectáculos. Gabriel o Pensador, Peste & Sida e Corvos são bons exemplos. Quanto a nomes locais, devo confessar que vi pouco ou quase nada, pois a aposta não foi feita. E mesmo entre os alunos da Universidade dos Açores existem algumas bandas interessantes que mereciam um lugar nesta festa. Se este ano a aposta foi propositada, ou casual, não me interessa realmente saber. Interessa é que essa noite vai acontecer e que mais um grupo local vai ter oportunidade de sair da garagem, mostrar o seu trabalho e, para mais, abrir para aquela que deverá ser a melhor banda de metal em Portugal e um dos poucos nomes portugueses que se fala no estrangeiro, a par de Madredeus, Mariza, Amália Rodrigues e pouco mais.Que seja um bom concerto e que os amantes da música alternativa na ilha verde saibam aproveitar esta oportunidade e acorram em massa ao recinto, pois apesar de serem uma minoria, podem levantar muita poeira…

in jornal "A União", 20 de Março, 2008
"A Noite", RDP-Açores, 26 de Março, 2008

Sem comentários: